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Soluções e Projetos para Estacionamentos



À medida que um país experimenta um maior desenvolvimento sócio econômico, torna-se inevitável o aumento nos índices de motorização (número de veículos por habitante), consequentemente faltam cada vez mais áreas disponíveis e adequadas para estacionamentos.

Nos dias de hoje encontrar uma vaga, até em estacionamentos particulares, tornou-se uma questão de sorte e com altos preços de permanência. Com um transporte público ainda precário, em inúmeras situações se faz necessário o uso do carro para deslocamento.

A fim de absorver este número crescente de veículos e também como forma de viabilizar um projeto comercial, algumas empresas e investidores têm buscado alternativas que possam solucionar os problemas de falta de vagas, através de projetos diferenciados com tecnologia de garagens verticais, utilizando soluções automatizadas, que apresentam uma ótima relação custo x benefício se comparadas aos sistemas convencionais de construção.

O conceito de garagens verticais e automatizadas, não é algo que surgiu recentemente. Temos histórico de edifício garagem instalados na Europa (Berlim) em meados de 1925, com sistemas verticais operados por elevadores, porém, este tipo de tecnologia só apresentou uma aceitação mais significativa, após a segunda guerra mundial. Hoje este tipo de tecnologia modernizada e avançada já está presente em mais de 50 países, e a rápida absorção mundial por parte dos investidores e construtoras deu-se pelas vantagens em comparação a sistemas convencionais de concreto.

Modulares e desenvolvidas com estruturas de aço, essas garagens permitem ser desmontadas, remontadas ou até mesmo serem construídas/ampliadas em etapas, característica que possibilita investimentos em terrenos alocados e, se necessário, podem ser realocadas para outros locais sem nenhuma perda de material. Com design flexível, os projetos permitem desenvolver soluções que atendam às expectativas e necessidades de cada cliente.

As garagens verticais permitem minimizar as áreas de estacionamento e, consequentemente, maximizar as áreas de interesse comercial. O aproveitamento das áreas destinadas aos estacionamentos é maior, pois multiplicam o número de vagas de um projeto convencional. A relação em m²/veículo é muito inferior com os sistemas automatizados, pois diminuem as necessidades de rampas, áreas de circulação e manobra dos veículos. Em algumas situações, esta relação poderá ser reduzida em até 60% da área utilizada. Tudo isso com maior segurança dos veículos, logística otimizada, redução do OPEX e baixa manutenção.

A redução dos custos financeiros ocasionados por avarias durante manobras não é o único fator relevante quando falamos de preço dessas garagens. Com este tipo de projeto é possível diminuir custos com escavações, iluminação, circulação de ar, prazo de obra, impacto ambiental durante implantação, canteiros de obras, economia com fundações e impermeabilizações, maior aproveitamento da área interna devido ao maior espaçamento entre colunas e menor seção transversal das mesmas. Os investimentos também poderão ser realizados conforme e somente as necessidades atuais, já que a ampliação pode ser em etapas.

TIPOS DE GARAGENS VERTICAIS

Existem dezenas de projetos e tipos de garagens verticais, mas para facilitar o entendimento, poderemos classificá-las em 03 conceitos básicos:


GARAGENS MECÂNICAS: Caracterizam-se por serem operadas através de manobristas e ou operadores treinados (tipo VALET). Seu funcionamento poderá ser elétrico ou hidráulico. Existem modelos duplicadores, triplicadores e outros.

GARAGENS SEMIAUTOMÁTICAS: São garagens mecânicas com sistemas de comando e operação semiautomática. Estes sistemas permitem que os próprios usuários estacionem seus veículos e levem a chave, porém na sua maioria, operadores serão necessários para dar os comandos de movimentação dos equipamentos.

GARAGENS AUTOMÁTICAS: Possibilitam que o usuário estacione o veículo e leve a chave; O nível de automatização poderá variar, permitindo habilitar o funcionamento do equipamento, unicamente com um cartão magnético, teclado, “Tag” ou qualquer outro dispositivo de acesso. Estes sistemas automatizados, possuem níveis diferenciados de automatização como por exemplo: controle através de laser 3D para posicionamento do veículo na vaga, sensores de presença, cabines automáticas para o pagamento, plataformas rotativas, transportadores horizontais e verticais de veículos e muitos outros recursos tecnológicos.

 




História


Fundada em 1990 a KTECS é uma empresa com foco em projeto, desenvolvimento, fabricação e criação de grandes soluções para estacionamentos automotivos. Nosso diferencial está na nossa equipe especializada com vasta experiência na área e que agrega empenho e profissionalismo.

Os sistemas desenvolvidos pela KTECS garantem alto desempenho em espaços extremamente limitados, facilidade de uso, fácil manutenção e segurança atendendo os mais altos padrões operacionais e quantitativos neste setor.

Os sistemas podem ser utilizados em: condomínios comerciais e residenciais, “retrofit”, hospitais, shopping centers, estacionamentos rotativos, indústrias, aeroportos, comércio variado, construtoras, engenharia e arquitetura, concessionárias, empresas de locação, logística e armazenamento veicular e outros setores que utilizem áreas destinadas a um estacionamento compacto e de alta densidade.

 

 

Principais sistemas desenvolvidos pela KTECS e instalados no Brasil:

  • Duplicador de Vaga: utiliza o conceito do metro cúbico e da verticalização, sobrepondo 01 vagas a outra existente, ou seja, onde parava 01 veículos podem parar 02 em uma mesma projeção.
  • Triplicador de Vaga: utiliza o conceito do metro cúbico e da verticalização sobrepondo 02 vagas a outra existente, ou seja, onde parava 01 veículos podem parar 03 em uma mesma projeção.
  • Transportador Veicular: permite o transporte de automóveis de um andar para outro, utilizado em áreas com espaço limitado para a construção de rampas.
  • Rampa Articulada: uma única rampa que atende a dois pavimentos, utilizada em locais com dois pavimentos que possui espaço apenas para a construção de uma rampa.
  • Plataforma Deslizante: utilizado na otimização de espaços, diminuindo área de circulação e compactando o tamanho das vagas. É uma prancha com deslocamento horizontal/transversal que desliza sobre trilhos.
  • Plataforma Giratória: Disco montado sobre rodízios, que gira 360°, utilizado para facilitar manobras.
  • Sistema Automático: minimiza o espaço ocupado pelos veículos, redução do pé-direito, maior número de vagas em uma superfície com menor extensão, dispensa construção de rampas, escadas, instalação de elevadores, sistemas de condicionamento de ar, ventilação e não necessita de manobrista. Valorização do empreendimento em virtude do aumento de número de vagas.

A KTECS desenvolveu recentemente (já em funcionamento) e junto com parceiros internacionais, o mais moderno estacionamento vertical automatizado instalado no Sul do Brasil. O sistema é totalmente automático, moderno e inovador, que armazena com segurança 256 veículos. A criação desse sistema mostra a solução para as grandes metrópoles que estão em constante crescimento e que estão se deparando com a falta de espaço para sua expansão.

Visando um futuro promissor, a KTECS investe no conceito de VAGAS VERTICAIS, AUTOMÁTICAS e SOLUÇÕES PARA ESTACIONAMENTOS; a cada dia, busca APRIMORAR, INOVAR e CRESCER dentro do mercado criando novos conceitos e soluções inteligentes para melhor aproveitamento de espaço.